OBJETIVO


Neste artigo demostraremos como realizar o cadastro de um Plano, ao final dele você terá o entendimento das possibilidades de configuração de um Plano para flexibilizar seu gerenciamento e controle através da duração, valores de mensalidade/adesão/manutenção,  taxas de adesão e manutenção, além de restrições e formas de disponibilizar a venda do Plano através do seu site.


REQUISITOS

  1.  Estar conectado ao sistema

  2.  Utilizar um acesso com perfil de Super ou com permissão de Perfil de Acesso


PROCEDIMENTO


Para criar um novo Plano navegar através do menu até Cadastros -> Planos (1), caso tenha mais de uma Unidade, selecione a Unidade (2) desejada.


 


Clicar em Novo (3).


Em PLANOefetuar as seguintes configurações:


1. Planos: Opção utilizada para cadastrar o nome do plano. Em alguns casos o gestor pode utilizar esse cadastro para agrupar informações relacionadas como: duração do plano, horários de acesso, forma de pagamento


Ex.: Imagine uma situação em que para o plano mensal de musculação, você pretende vender planos para diferentes horários com diferentes valores e/ou formas de pagamento.

  • Plano Mensal - Musculação - (06h - 14h) - Preço X - Cartão de Débito
  • Plano Mensal - Musculação - (14h - 18h) - Preço Y - Cartão de Crédito
  • Plano Mensal - Musculação - (18h - 24h) - Preço Z - Recorrente


Esta abordagem pode ser usada para outras variações, possibilitando flexibilizar seu gerenciamento considerando seu modelo de negócio.


2. Duração (Meses): Opção utilizada para determinar a quantidade de meses do plano.


Ex.:  Trimestral, 3 meses.


3. Plano de Contas: Utilizado para configurar em qual conta do Plano de Contas a receita será alocada mantendo seu relatório de receita atualizado automaticamente. Caso a conta não exista, crie uma em Plano de Contas. 


4. Dependentes permitidos: Quantidade de alunos, que podem participar do plano além do responsável, permitindo a eles acessarem as dependências da Academia além do aplicativo do Aluno.


Observação:


O sistema não calcula automaticamente o valor do plano com base na quantidade apontada de dependentes deste campo. Portanto o gestor deverá levar em consideração este valor para praticar a sua política de preço.


5. Tipo:


Padrão: Modelo convencional, onde o aluno poderá acessar inúmeras vezes as dependências da Academia.


Diária: Utilizado para pacotes ou aulas avulsas por um período de 24hrs. O evento que inicia o consumo deste crédito é determinado pelo primeiro acesso do Aluno às dependências da Academia. No período de uso desse crédito, o acesso do Aluno não é limitado. (Consuma quantas vezes puder dentro de 24hs).


Sessão: Utilizado para pacotes ou aulas avulsas, a cada acesso do aluno é descontando um crédito do seu saldo. O evento que inicia o consumo deste crédito é determinado pelo primeiro acesso do Aluno às dependências da Academia.


Gympass: Utilizado para proporcionar acesso à clientes Gympass nas dependências da Academia de forma simples e rápida.


6. Renovar Automaticamente: Quando habilitado, o contrato do aluno é renovado automaticamente, 15 dias antes do seu término. No processo de renovação a data de término do contrato é estendido para a mesma duração e forma de pagamento do contrato atual.


7. Taxa de Renovação: Quando habilitado o Renovar automaticamente, é possível que o Plano renove com taxa de adesão e manutenção.


8. Índice de Reajuste: Quando habilitando o Renovar automaticamente, é possível que o Plano renove com o IGP-M ( Índice Geral de Preços do Mercado ).



Em MENSALIDADEefetuar as seguintes configurações:


1. Valor Parcela: Utilizado para determinar o valor do Plano que será cobrado do Aluno nas datas de vencimento.


2. Parcelas: Utilizado para determinar quantas parcelas o Plano possui e flexibilizar o modelo de recebimento desvinculando a Duração (Meses) do Plano com a quantidade de parcelas que serão cobradas na venda deste Plano.


Ex.: Uma academia pode, dentro do seu modelo de negócio, ter diferentes parcelas de pagamento para diferentes Duração (Meses) do plano. Ela pode cobrar antecipadamente em 5 Parcelas um plano com Duração de 6 meses. O contrário também poderia ser feito, onde a quantidade de pagamentos a serem recebidos é maior que a Duração (Meses) do plano.



Em ADESÃOefetuar as seguintes configurações:


1. Valor Parcela: Utilizado para determinar o valor da Adesão vínculada ao Plano.


2. Parcelas: Utilizado para determinar quantas parcelas a  Adesão possui, assim como no Agrupamento MENSALIDADE, as parcelas a serem recebidas na venda desse Plano podem ser desvinculadas da Duração (Meses) do Plano.


3. Cobrar Adesão: Utilizado para determinar quando o seu Aluno irá efetuar o pagamento desta Adesão; Imediatamente, Após 1 Mês, Após 2 Meses, ..., Após 12 Meses, em Janeiro, Fevereiro, ..., Dezembro.


Observação:


Com as configurações acima o sistema irá determinar antecipadamente as datas e valores que serão cobrados do seu Aluno e programar esses pagamentos de forma adequada na ficha do Aluno. Caso não utilize esse modo de cobrança, deixar o Valor Parcela zerado.



Em MANUTENÇÃOefetuar as seguintes configurações:


1. Valor Parcela: Utilizado para determinar o valor da Manutenção vinculada ao Plano.


2. Parcelas: Utilizado para determinar quantas parcelas a Manutenção possui, assim como no Agrupamento MENSALIDADE, as parcelas a serem recebidas na venda desse Plano podem ser desvinculadas da Duração (Meses) do Plano.


3. Cobrar Manutenção: Utilizado para determinar quando o seu Aluno irá efetuar o pagamento desta Manutenção; Imediatamente, Após 1 Mês, Após 2 Meses, ..., Após 12 Meses, em Janeiro, Fevereiro, ..., Dezembro.

 

Observação:


Com as configurações acima o sistema irá determinar antecipadamente as datas e valores que serão cobrados do seu Aluno e programar esses pagamentos de forma adequada na ficha do Aluno. Caso não utilize esse modo de cobrança, deixar o Valor Parcela zerado.


 

Em PERFIS DE ACESSOefetuar as seguintes configurações:


1. Aulas: Utilizado para escolher qual modalidade o aluno poderá visualizar no app.


2. Unidade:


Todos: O Plano estará disponível para todas as Unidades do Grupo.


Somente esta: O Plano estará disponível somente para esta Unidade do Grupo.


Observação:


A configuração desta propriedade, é especialmente útil para Grupos com mais de uma Unidade. Através de um único cadastro de Plano pode-se liberar o acesso de Alunos cujo Contrato vendeu o Plano em uma ou demais Unidades do Grupo.


3. Catraca:  Utilizado para determinar em qual  catraca o aluno poderá passar ao adquirir o plano. 


4. Habilitar restrição de Horário: Habilitar ou desabilitar restrição de horário do Plano. Quando esta opção é habilitada a seguinte opção de tela é disponibilizado para configuração:


5. Restrição por Check-in: Habilitar ou desabilitar restrição por check-in, consiste em bloquear a entrada de um Aluno que não esteja cadastrado para frequentar uma Aula em determinado dia da semana.


Observações:

  • O Aluno deverá estar matriculado em uma Aula ou deverá ter feito um check-in na Aula  em questão. Esse cadastro pode ter sido feito previamente pelo Professor ou Recepção  e tem a finalidade de permitir o seu acesso às dependências da Academia.


  • O processo de Controle de Acesso irá identificar se o Aluno, ao passar na catraca, está ou não matriculado na Aula naquele dia e liberará o acesso caso afirmativo. Para isso, alguns requisitos de configuração deverão estar previamente acertados no sistema, 




Em HABILITAR RESTRIÇÃO DE HORÁRIO, efetuar as seguintes configurações:


1. Permitir de: Determinar o horário inicial em que a restrição de horário possa iniciar.


2. Até: Determinar o horário final em que a restrição de horário terminará.


3. Dias da Semana: Neste agrupamento, você pode escolher quais dias da semana haverá restrição de horário.


4. Resultado da Escolha: Neste agrupamento você irá observar a configuração de restrição de horário escolhida pelo usuário.


!!!ATENÇÃO!!!: Não esqueça de clicar no botão 

Através do seu acionamento a configuração escolhida é adicionada no agrupamento (4).


5. Ícone de contexto: Clique no ícone "X" de contexto da caixa de texto para remover a configuração escolhida.


Você poderá adicionar e remover a configuração de restrição de horário quantas vezes achar necessário para refletir o funcionamento do Plano que está sendo configurado.



Em VENDAS ONLINE, efetuar as seguintes configurações:


1. Forma de Pagamento: 


Recorrente: Provisiona automaticamente dentro dos ciclos de cobrança, os pagamentos a serem recebidos com base na Duração (Meses) que o plano possui.


Parcelado: Provisiona automaticamente dentro de uma quantidade estipulada (número de parcelas), os pagamentos a serem recebidos de forma parcelada.


2. Exibir no Site: Habilitar essa função para que o plano seja disponibilizado no site para venda.


3. Descrição: Descreva informações pertinentes ao plano. Dessa forma seu Aluno poderá ter maiores informações sobre o Plano que está sendo comercializado.




Para finalizar o cadastro, clique em Salvar (1).


 

VIDEO - TREINAMENTO




PRÓXIMOS PASSOS